segunda-feira, 10 de maio de 2010

Apresentando... José Eduardo de Paula, o Zé Legal!


José Eduardo de Paula, mais conhecido como Zé Legal, aos 43 anos conta com grandes histórias em seu currículo.

Descobriu o mundo das Artes Cênicas no ano de 1989 quando cursou teatro com Paulo Drumonnd. Essa figura, sempre presente no teatro avareense, já foi líder estudantil, presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de Avaré e presidente do Centro Cívico Estudantil no fim do período do regime militar.

 No ano de 1997, quando trabalhava no extinto colégio CEFAN, atuou pela primeira vez como técnico de luz no espetáculo “A História de Avaré” à convite de Marines Benine. Neste mesmo ano, recebeu um convite do então secretário da cultura Cardia Júnior para trabalhar no Teatro Municipal de Avaré “Dr. Otávio Morales Moreno” como técnico de iluminação.

José Eduardo também apresentou durante dois anos o programa “Violas do Brasil” na rádio Avaré AM, e após esse período permaneceu um ano à frente do programa “Manhãs Brasileira” na rádio Cidadania AM.

Essa lenda viva do teatro de Avaré ainda nos surpreendeu quando passou a escrever seus poemas e causos abordando temas caipiras. Para quem não sabe, duas de suas poesias e um causo, já foram publicadas no “Suplemento Poético” do Centro Literário Anita Ferreira de Maria, um jornal local que tem como objetivo divulgar as obras dos poetas avareenses.

Para encerrar essa breve biografia do “tal” do Zé (com todo o respeito e carinho...), não poderia deixar de registrar uma resposta muito interessante e grandiosa dita por essa figura quando Wandi Doratiotto, apresentador e músico do extinto programa “Bem Brasil” da TV Cultura lhe fez a seguinte pergunta: “Por que ser técnico?” E Zé Legal, que faz jus ao seu apelido, respondeu: “ Sou muito tímido pra ficar no palco e inquieto de mais para ficar na platéia, então me escondo lá em cima, na técnica.”

Mas não é bem assim, José Eduardo não se esconde, muito pelo contrário, ele quer se fazer ouvir e talvez por isso escreva tão bem seus poemas e causos, entenda tão bem os fatos e a arte, queira tão bem os amigos e seja tão querido por todos nós.

E VIVA O ZÉ!! 



Hellen

Nenhum comentário:

Postar um comentário