segunda-feira, 17 de maio de 2010

"O Auto do Amor caipira" - Da pesquisa à construção do espetáculo

 
Quem hoje assiste ao espetáculo musical “O Auto do Amor Caipira” e permite encantar-se e divertir-se com seus personagens, sua música, poesia e dramaturgia não imagina a grande pesquisa realizada antes de tudo isso estar nos palcos.

   Enganam-se aqueles que resumem a arte cênica à simples memorização do texto e sua interpretação. Ao contrário, decorar e interpretar são os últimos passos da realização de um espetáculo. E aliás, seria muito fácil e pouco interessante se fosse apenas isso, a magia está em construir sobre o palco novos mundos, novas culturas e novas pessoas, e isso tudo seria impossível sem uma pesquisa aprofundada.

   Para a construção do atual espetáculo, diretor, músicos e atores dedicaram-se à pesquisa folclórica extraindo dela tradições e crenças que hoje são o tema predominante da peça. A cultura caipira, os santos católicos e até mesmo a origem do beijo também compõem os estudos pré-espetáculo. A pesquisa musical, no entanto, foi a mais interessante e rica já que, são usadas em cena músicas de importantes compositores brasileiros como Oswaldo Santiago e Benedito Lacerda que juntos compuseram a música “Pedro, Antônio e João” com a qual o espetáculo tem início.

   Outros nomes importantes da música e da cultura popular como Hermínio Bello de Carvalho, um dos maiores conhecedores da MPB; Lamartine Babo, que está entre os mais importantes compositores populares do Brasil; João Pernambuco; Luiz Gonzaga; Catulo da Paixão Cearense; Elpídio dos Santos; Antônio Nóbrega, um grande pesquisador da cultura popular brasileira além de ator e músico e Amacio Mazzaropi também compõem essa importante pesquisa.

   O espetáculo também conta com duas músicas originais, “O Santo” e “O casório” com letra do ator e diretor Gilson Câmara e melodia de Leroy Amêndola.
A construção da dramaturgia foi baseada nas técnicas de improvisação de Viola Spolin, onde as atrizes recebiam uma proposta de cena e com base nisso criavam personagens, textos e situações improvisadas que acabaram servindo como esboço para a criação do texto.

   Como não poderia ser diferente, bons alicerces resultam em um trabalho com estrutura para permanecer anos na estrada realizando grandes apresentações e se aperfeiçoando com o passar do tempo.
Talvez esse seja o grande motivo de “O auto do Amor Caipira” estar conquistando cada vez mais público, mais prêmios em festivais e se expandindo pelo estado.





Hellen

2 comentários:

  1. estive em itahaém e pude assistir a peça de vcs, fiquei encantada, a peça é maravilhosa
    parabééééns amei

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Tive o prazer de assistir a peça de vocês no dia 10/06 na quermesse de Santo Antônio em Lençóis Paulista e gostaria de dizer que adorei!
    A peça é muito divertida e ao mesmo tempo romântica.
    Espero poder assistir outras apresentações de vocês em Lençóis!
    Parabéns pelo trabalho brilhante que desenvolvem!

    Abraços,
    Bruna Borges.
    Lençóis Paulista

    ResponderExcluir