quinta-feira, 27 de maio de 2010

Apresentando... Leroy Amêndola, o sanfoneiro


Demorou, mas finalmente eu vou ter a honra de falar um pouco sobre esse grandioso profissional da música, o nosso mais querido sanfoneiro Leroy Amêndola.


Nascido em 26 de abril de 1942 na cidade de Avaré - SP, o músico, compositor e arranjador Leroy Amêndola aos sete anos de idade foi considerado pela crítica o menor acordeonista do Brasil, pois já se apresentava nas rádios de São Paulo e tinha programa exclusivo na rádio clube de Sorocaba.

Aperfeiçoou-se no conservatório musical “João Baptista Julião” durante quatro anos.

Em 1978 foi agraciado com o 5º. Lugar, como compositor, no Festival Nacional do Choro realizado pela TV Bandeirantes, tendo sua música gravada em LP pela gravadora “BAND”.

Participou do programa “Alegria do Choro” levado ao ar pela TV Cultura de São Paulo e ainda do programa “Bem Brasil” como acordeonista do conjunto “Isaias e Chorões” também pela Cultura.

Participou de uma “Tournée” pela Bélgica, França e Espanha, como acordeonista do conjunto “Trovadores Urbanos” de São Paulo, Capital.

Apresentou-se no Memorial da América Latina como solista do espetáculo “As muitas Histórias do Tango e do Choro” com direção do apresentador Júlio Lerner.

Foi homenageado pela “Câmara Municipal de Sorocaba” recebendo Votos de Congratulações pelos serviços prestados na área da cultura musical de Sorocaba, São Paulo.

Atualmente é integrante do grupo “3 por Acauso”, do grupo “Sai da Frente” e também faz parte do espetáculo teatral musical “O Auto do Amor Caipira” como acordeonista, compositor e diretor musical.


Nem é preciso dizer do prazer imenso que sentimos em ter ao lado essa pessoa tão cheia de alegria e talento, mas com certeza, é preciso dizer o quanto ele nos ensina em matéria de música e de vida.

Somos mais do que uma cia. de artes cênicas, mais do que músicos e atores, somos uma família completa, do tipo que sente orgulho de estar ao lado de alguém como Leroy Amêndola.

Hellen

Um comentário:

  1. a matéria está perfeita, com exceção da cidade em que o ilustre nasceu. É Sorocaba, ok? Demais, parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir